Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Importância do equilibrio emocional

Postado em 07/06/2019



Primeiro, é importante identificar os sinais que seu corpo transmite quando está em desequilíbrio. Veja alguns deles:
- Queda excessiva de cabelo;
- Impaciência;
- Medo;
- Irritação;
- Tonturas;
- Dores de cabeça constantes;
- Baixa imunidade;
- Distúrbios estomacais e cardíacos;
- Insônia;
- Dores no corpo;
- Falta de atenção e de concentração.

O autoconhecimento é a chave da mudança.
Saber o que precisa ser mudado é o primeiro passo para encontrar o equilíbrio emocional. É importante identificar os pontos que devem ser trabalhados e quais são os gatilhos que ativam as crises nervosas. Pense em como você reage quando alguém responde com rispidez. O que dá vontade de fazer?

Tente não se julgar. Veja quais são as suas respostas diante de imprevistos desagradáveis. A partir do momento em que já sabe o que costuma tirar você do sério, pense em como seriam suas ações se fossem menos inflamadas.
Dicas para alcançar o equilíbrio emocional:

- Acalme a sua mente
Vale cuidar de plantas, dar uma volta a pé pelo bairro, meditar, ouvir uma boa música. É importante estabelecer uma rotina para que a mente entenda que há uma pausa necessária e revigorante. 

- Alimente-se melhor
As escolhas alimentares têm impacto direto no corpo e na mente. Alguns alimentos potencializam a agitação e o estresse, como café, álcool, açúcar e sal em excesso. Além disso, a falta de alguns nutrientes no organismo também pode interferir nas emoções. Por outro lado, optar por uma alimentação balanceada favorece bastante o equilíbrio emocional.

- Tenha boas noites de sono
É durante o sono que o corpo se recupera do dia que terminou. Nesse período, ele pode reforçar a imunidade, renovando as células e neutralizando os radicais livres. É também durante uma boa noite de sono que acontece a restauração do sistema nervoso central, permitindo que os neurônios possam transmitir informações adequadas entre eles. Por isso, dormir mal gera irritação, confusão mental e alterações de humor.

- Pratique atividades físicas
Caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta. Não importa! Vale de tudo para colocar o corpo em movimento e garantir os benefícios que a prática constante de exercícios pode proporcionar: diminuição dos níveis de ansiedade e depressão, aumento de autoestima, consciência corporal, flexibilidade e fortalecimento muscular.

- Faça atividades que tragam sentido à sua vida
Dedicar parte do seu tempo a atividades voluntárias, que ajudem a sociedade de alguma maneira, pode trazer um grande retorno para você. Quando nos colocamos disponíveis para ajudar alguém, os maiores beneficiados somos nós mesmos. Ajudar aos outros aumenta a felicidade porque agrega sentido à vida.

- Busque autoconhecimento
Uma das melhores formas de alcançar o equilíbrio emocional é entrar em contato com você mesmo. Afinal, se você conhece a fundo seus medos, objetivos, sonhos e frustrações, fica mais fácil agir e trabalhar diante deles.
A meditação é uma excelente maneira de buscar o autoconhecimento. Tire pelo menos 15 minutos de seu dia para praticá-la. Busque um local tranquilo, sente-se ou deite-se de forma confortável. Feche os olhos e respire várias vezes, inspirando pelo nariz e soltando pela boca lentamente.

Concentre seus pensamentos em sua respiração. No início, sua mente vai ficar agitada, mas aos poucos você vai aprender a deixar os pensamentos acelerados em segundo plano. Essa prática é muito importante para que você desenvolva a atenção plena no presente e libere, aos poucos, o estresse e a ansiedade.

- Respire fundo diante de situações estressantes
Você deve inspirar pelo nariz contando até quatro. Prenda a respiração por sete segundos. Em seguida, solte o ar pela boca por oito segundos. Repita a técnica quantas vezes for preciso, até que você se acalme e possa agir tranquilamente.

- Aceite o que não pode ser mudado
Nem tudo na vida vai ser da maneira como você espera, mas tudo bem! Não há problema nenhum em sair um pouco do planejamento, encontrar pessoas que pensem diferente de você ou lidar com algum imprevisto no meio do caminho. Essas coisas acontecem e você não precisa se desesperar. Acredite, tudo se ajeita. Liberte-se do que não é de sua responsabilidade ou não está ao seu alcance para que seja resolvido.

Vale dizer que esse processo não tem uma fórmula nem um tempo mínimo para dar certo. Tudo depende de como você encara as situações e do seu empenho em aplicar essas dicas em seu cotidiano